Pintura / Desenho2018-01-09T07:40:24-02:00

Project Description

PINTURA E DESENHO

Um traço marcante na pintura de Mario Valdanini é o seu gosto por retratar figuras populares de Nova Friburgo. A simplicidade destas pessoas sempre cativou o artista, que, ao pintá-las, busca o aspecto essencialmente humano que representam. Além de Lulu Carne Seca, Mario retratou dona Isa (senhora que, de início, andava pelas ruas com um facão, depois substituído por uma varinha) e Sileda Frossard (sempre com sua bicicleta).

Dona Isa

Como registrado no livro “Seu Genésio, um homem do campo”, ela andava pelas ruas com um facão, que riscava no ar; porém, pelo temor de que machucasse alguém, este foi trocado por uma varinha comprida (Mario Valdanini chegou a fazer uma varinha para dona Isa – foto). Certa vez, quando ela estava sentada em um banco, Mario fez uma série de fotos em meio círculo, da direita para a esquerda. Quando foi chegando no fim, ela riscou o chão com a varinha e disse: “Não pode cercar, é coisa de princesa”.

Mario e o quadro de Dona Isa - Ano 1985
Preparando uma varinha para Dona Isa
Estudo para Escultura de Dona Isa
Dona Isa
Dona Isa
Dona Isa
Dona Isa
Dona Isa
Dona Isa e Picasso
Estudos de Dona Isa
Dona Isa com sanfoneiro
Cintia Vasconcelos - Coreografia Gesto - Dona Isa - Mulher da Vara, 1991 - Foto Mario Valdanini
Cintia Vasconcelos - Coreografia Gesto - Dona Isa - Mulher da Vara, 1991 - Foto Mario Valdanini
Cintia Vasconcelos - Coreografia Gesto - Dona Isa - Mulher da Vara, 1991 - Foto Mario Valdanini
Cintia Vasconcelos - Coreografia Gesto - Dona Isa - Mulher da Vara, 1991 - Foto Mario Valdanini

Já bem idosa, ficava longo tempo exposta ao sol, à chuva ou ao vento, comendo passarinho frito (que ela mesma caçava e preparava), e, então, foi levada para a Casa dos Pobres. Mario foi visitá-la algumas vezes e levava chocolate e fumo para o cachimbo, querendo agradá-la, mas as freiras toda vez lhe davam uma bronca, por estar incentivando-a a fumar. Nestas visitas, elas sempre pediam a Mario para tentar convencer dona Isa a tomar um banho. Só que isso ele nunca conseguiu!

Sileda Frossard

Sileda - Primeira no canto superior esquerdo - Foto: coleção Dra. Cora Spinelli

Foi professora de muita gente em Nova Friburgo. Andava sempre de bicicleta (ia e vinha nela do Prado, onde morava, ao centro da cidade) e gostava muito de cães, cuidando de vários que encontrava nas ruas. Uma ocasião, quando Mario mostrou a ela a foto do quadro que havia pintado e lhe perguntou como se escrevia o seu nome, para intitular a obra, ela respondeu: “Lembre-se de Silêncio…”. Era mesmo uma pessoa muito calada, talvez porque quisesse ser assim.

Sileda - Ano 2003
Dona Isa - Óleo sobre tela - 200x100cm - Acervo Secretaria do Meio Ambiente - Nova Friburgo-RJ
Sem título - ano 2011 - acrílico sobre tela
Lulu Carne Seca - Ano 2003

Moça atrevida

Moça atrevida – homenagem à esposa – passou por estudos e resultou em pintura e gravuras.

Estudo para Moça atrevida
Moça atrevida - Ano 2004
Moça atrevida - Xilogravura
Moça atrevida - Xilogravura
Sem título
Sem título - ano 1976
Sem Título - Ano 1989
Mario Valdanini - Sem Título
Sem título
Sem título
Leonardo da Vinci - Ano 1978
Sem Título - Ano 2006
Sem título
Sem título
Nildivan ou Rainha da Pedra - Óleo sobre Tela 100x80cm
Modigliani - ano 1984
Sem título - ano 2006
Sem título
Sem título
Pedinte
Sem título
Sem título
The fool on the hill
Sou filho do universo, irmão das estrelas. Tenho o direito de estar aqui.
Solidão Cósmica
Sem título
Sem título
Uivo
Sem título
Sem título
Sem título
Sem título
Sem título
Sem título
Sem Título
Sem Título

Motsonk

Motsonk foi inicialmente pensado como um “ser espacial”. Depois de muitos estudos e influência dos Beatles, se transformou em submarino. Rendeu muitos estudos, pintura e xilogravura.

Motsonk - acrílico - ano 1984
exposição xilogravura - 2004
Estudo 3 Motsonk - Ano 1984
Estudo Motsonk
Estudo Motsonk
Estudo Motsonk
Estudo Motsonk
Estudo Motsonk
Estudo Motsonk
Estudo Motsonk
Estudo Motsonk
Estudo Motsonk
Estudo Motsonk
Estudo Motsonk
Estudo Motsonk
Don Quixote
Tio Mario Trevi
Sem título
Sem título
Sem título
Mario Valdanini - Ano 1968
Sem título - ano 1968
Sem título - ano 1968
Sem título - ano 1968
Série exercito - ano 1971
Série exercito - ano 1971
Série exercito - ano 1971
Série exercito - ano 1971
Série exercito - ano 1971

Referências

Imagens de referências – e não trabalhos do artista – usadas em algumas obras do período entre 1968 e 1975.

Referência Mark Twain - Lápis e tinta hering para tecido sobre papelão 50 x 80 - Ano 1968
Referência LINCOLN - Lápis e tinta hering para tecido sobre papelão 50 x 80 - Ano 1968
Referência Krishna - Escultura em emburana 20 cm
Referência Hendrix - Pastel seco sobre papelão 50 x 50 - Ano 1977
Referência Dom Quixote - Entalhe em cedro 25 x 30 - Ano 1972
Referência de Trabalho que fês parte da coletiva em Blumenau - Galeria Açu-Açu - Porta Entalhe em pinho 20 x 30 - Ano 1972
Referência de Buda - Entalhe em cedro 18 x 25 - Ano 1975
Referência de Bob dylan - Lápis e tinta hering para tecido sobre papelão 50 x 80 - Ano 1968
Referência Cristo - entalhe em pinho 20 x 40 - Ano 1972
Referência - Lápis e tinta hering para tecido sobre papelão 50 x 80 - Ano 1968
Sem título - ano 1968
Sem título - ano 1979
Sem título
Sem título
Sem título - ano 1978
Sem título
Sem título
Sem título
Aos trinta - ano 1991
Sem título - ano 1985
Estudo para Lulu Carne Seca
Sem título - ano 1981
Sem título - ano 1981
Sem título - ano 1969
Sem título - ano 1969
Sem título - ano 1985
Bee Gee 1932 - Estudo dos brinquedos em madeira, desenvolvidos entre 1978 e 1981 em que Mario usava madeiras de reaproveitamento e cola, e os montava sem pregos ou parafusos
Estudo dos brinquedos em madeira, desenvolvidos entre 1978 e 1981 em que Mario usava madeiras de reaproveitamento e cola, e os montava sem pregos ou parafusos
Estudo dos brinquedos em madeira, desenvolvidos entre 1978 e 1981 em que Mario usava madeiras de reaproveitamento e cola, e os montava sem pregos ou parafusos
Estudo dos brinquedos em madeira, desenvolvidos entre 1978 e 1981 em que Mario usava madeiras de reaproveitamento e cola, e os montava sem pregos ou parafusos
Estudos
Estudos Assemblage
Estudos
Estudos
Estudos
Estudos
Estudos
Estudos
Estudos
Estudos
Estudos
Estudos
Estudos
Estudos
Estudos
Estudos
Sem Título

TRABALHOS DE MARIO VALDANINI

Ir ao Topo