PINTURA E DESENHO
Um traço marcante na pintura de Mario Valdanini é o seu gosto por retratar figuras populares de Nova Friburgo. A simplicidade destas pessoas sempre cativou o artista, que, ao pintá-las, busca o aspecto essencialmente humano que representam. Além de Lulu Carne Seca, Mario retratou dona Isa (senhora que, de início, andava pelas ruas com um facão, depois substituído por uma varinha) e Sileda Frossard (sempre com sua bicicleta).
Dona Isa
Como registrado no livro “Seu Genésio, um homem do campo”, ela andava pelas ruas com um facão, que riscava no ar; porém, pelo temor de que machucasse alguém, este foi trocado por uma varinha comprida (Mario Valdanini chegou a fazer uma varinha para dona Isa – foto). Certa vez, quando ela estava sentada em um banco, Mario fez uma série de fotos em meio círculo, da direita para a esquerda. Quando foi chegando no fim, ela riscou o chão com a varinha e disse: “Não pode cercar, é coisa de princesa”.
Já bem idosa, ficava longo tempo exposta ao sol, à chuva ou ao vento, comendo passarinho frito (que ela mesma caçava e preparava), e, então, foi levada para a Casa dos Pobres. Mario foi visitá-la algumas vezes e levava chocolate e fumo para o cachimbo, querendo agradá-la, mas as freiras toda vez lhe davam uma bronca, por estar incentivando-a a fumar. Nestas visitas, elas sempre pediam a Mario para tentar convencer dona Isa a tomar um banho. Só que isso ele nunca conseguiu!
Sileda Frossard
Foi professora de muita gente em Nova Friburgo. Andava sempre de bicicleta (ia e vinha nela do Prado, onde morava, ao centro da cidade) e gostava muito de cães, cuidando de vários que encontrava nas ruas. Uma ocasião, quando Mario mostrou a ela a foto do quadro que havia pintado e lhe perguntou como se escrevia o seu nome, para intitular a obra, ela respondeu: “Lembre-se de Silêncio…”. Era mesmo uma pessoa muito calada, talvez porque quisesse ser assim.
Moça atrevida
Moça atrevida – homenagem à esposa – passou por estudos e resultou em pintura e gravuras.
Motsonk
Motsonk foi inicialmente pensado como um “ser espacial”. Depois de muitos estudos e influência dos Beatles, se transformou em submarino. Rendeu muitos estudos, pintura e xilogravura.
Referências
Imagens de referências – e não trabalhos do artista – usadas em algumas obras do período entre 1968 e 1975.